14 de setembro de 2012

Resenha | Resident Evil 5: Retribuição

NOTA: 4,0

Nesta quinta parte da franquia Resident Evil, Alice está de volta, agora sem seus poderes, e precisa de mais aliados para combater os monstros e armadilhas criados pela Umbrella Corporation. O longa ainda é diferente dos games, mas com muitas referências interessantes.


Resident Evil 5: Retribuição, de Paul W.S. Anderson, começa muito bem. Aquela mesma sensação de suspense e tensão, que também aconteceu com os créditos de abertura de Resident Evil 4: Recomeço, está muito mais interessante neste. A batalha do navio Arcadia, local onde o último filme termina, dura pouco, mas é bastante para deixar todos atentos para o filme, que começa com explosões e efeitos especiais deslumbrantes.


O visual, misturado com os grandes efeitos especiais, ficou incrível. Os cenários foram muito bem elaborados e recriam grandes cidades, como Moscou, Tóquio, Washington DC e Nova York, com grande estilo. O "mundo" recriado pelos produtores neste novo Resident Evil é de deixar o espectador de boca aberta. A tecnologia 3D mais um vez foi muito bem aproveitada por Anderson, que maneirou bastante no excessivo slow-motion presente no último filme.


Apesar de ainda ser um filme de ação, este volta às origens da saga e apresenta um terror de dar inúmeros sustos. A tensão é um dos principais complementos neste filme, que teve um esquema muito parecido com o de um videogame. Cada cenário é como se fosse uma fase do jogo. Bem legal!


O destaque para as atuações vai para Li Bingbing, que incorpora a personagem Ada Wong e dá um show na tela. Milla Jovovich está esplêndida como sempre e, além de interpretar uma versão "caseira" de sua personagem, que não decepciona, mostra uma Alice mais humana, mais frágil em batalha. Michelle Rodriguez leva o mérito de conseguir ressuscitar sua personagem, Rain - de Resident Evil: O Hóspede Maldito, em grande estilo, interpretando duas versões de si mesma. Johann Urb estréia na franquia, interpretando o icônico personagem dos games, Leon Kennedy, e faz isso muito bem. Sua voz e comportamento são muito parecidos com o personagem da Capcom, mas não impressiona na atuação fraca que fez. Sienna Guillory retorna como Jill Valentine, que deu as caras em Resident Evil: Apocalipse, mas agora é controlada pela Umbrella Corporation e detém a missão de capturar Alice e matar seus parceiros. Guillory faz bem seu papel no filme e, apesar de não se aprofundar muito nele, luta com muito naturalismo.

Uma das voltas mais importantes no filme, foi a da inteligência artificial chamada Red Queen. É ela quem controla este novo mundo, que é na verdade uma instalação de testes da empresa, e tenta interferir na fuga de Alice e Ada. Esse é mais um detalhe que pode-se comparar com um videogame.


O roteiro não é ruim. Não contém muitos furos no enredo, como os outros da franquia, e os diálogos estão muito mais inteligentes. Mas, não pode-se esperar uma história muito consistente, já que o filme é mais voltado ao público que ama o gênero da ação. E isso, Paul sabe fazer com maestria. O diretor também aplicou um pouco de humor à trama, que alivia alguns momentos de tensão.


A trilha sonora, mais uma vez composta pela dupla Tomandandy, embala e dá mais emoção às cenas de batalha do filme, que, aliás, são várias. O estilo mais arrojado e nem tão inovador das composições, tem batidas eletrônicas que funcionam muito bem no som potente de um cinema (ainda mais em IMAX). Os momentos de drama e tristeza, também aparecem com trilhas muito bem produzidas.


Considerando que Retribuição é, praticamente, o melhor da série até agora, podemos afirmar que os fãs da franquia não vai se decepcionar com a grandiosidade do filme, que marca o estilo mais épico. Os efeitos especiais e coreografias muito bem trabalhadas, funcionam muito bem no 3D. Este filme merece ser visto na tecnologia tridimensional, e se possível, em IMAX. Está reparado para sentir a retribuição?

Ps.: O final deixa um grande aponta para um sexto Resident Evil, que deve reunir os heróis na batalha contra os mortos-vivos que assolaram a Terra. 
Atenção: Não há cena nos créditos finais...

Resenha | Resident Evil 5: Retribuição

Resenha por Conrado Dittrich em Sep 14 2012

Rating: 4
Curitibano, 21 anos. Administrador dos sites Cine 3D Brasil, Lara Croft Daily, Lorics Brasil e Resident Evil Space. Amante de filmes e literatura em geral.

16 comentários:

  1. PQP É HJ JA COMPREI O INGRESSO ANTECIPADO AQUI NO RIO DE JANEIRO TO PIRANDO NÃO VOU CONSEGUIR DORMIR DIREITO.

    QUEM VAI NA ESTREIA??

    ResponderExcluir
  2. AI-MEU-DEUS EU VO PIRA NECESSITO ASSISTI ESSE FILME 

    ResponderExcluir
  3. Nossa, sem comentários (: E olha que vou ter que esperar até amanha!

    ResponderExcluir
  4. gente spoiler [spoiler a seguir] revil space, não sei se podem dizer... mas uma pessoa já vazou uma foto do final, mas eu só vi Wesker, Alice e Ada na foto, me digma se Jill e leon, ou se tem mais alguém com eles também?

    ResponderExcluir
  5. onde vc encontrou essa fotoo?? O.O 

    ResponderExcluir
  6. Pessoal do space, tenho duvidas e vocês só precisam responder sim ou não. é comentado sobre a pupila da alice ter dilatado? Jill chega a ter outras batalhas com a mão alem da que tem com a alice? zumbis por exemplo? espero que vcs possam responder, além de não ser spoiler eu acredito.. só vou poder ver esse filme daqui umas 2 semanas... obrigado

    ResponderExcluir
  7. tambem vi essa foto ficou irada

    ResponderExcluir
  8. HOJE E O GRANDE DIA DIA DA ALEGRIA.................... RESIDENT EVIL 5 
    IEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!!!!!

    HOJE NOS CINEMAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Só acho insjusto esses 4 estrelas... esse filme foi épico gente, cá pra nós, isso merece 5 ESTRELAS!!

    ResponderExcluir
  10.  pra quem ja assistiu o filme uma curiosidade fala alguma coisa sobre a And ?

    ResponderExcluir
  11. Resident evil 5 Retribuição e simplesmente
    perfeito essa palavra que dicreve o filme do começo ao fim valeu muito apena
    esperar esses dois anos pra a estreia, o filme é epico grandioso senssional
    estou muito feliz com o que eu viu os efeitos visuais saõ extraordinarios alice
    milla jovovich e´a melhor atriz de todos os tempos assim como Resident evil éo
    melhor filme de todos os tempos , eu vou de novo ver RE5 e que venha Resident
    Evil 6 espero que o filme chega rapido aos cinemas pois ja estou muiti ansiso
    pra o proximo e que a Sony Pictures e o PauL não treminem no Sexto continua
    fazendo Muito mais fIlmes Resident Evil

    ResponderExcluir
  12. Digo que o filme está grandioso em todos os aspectos. Os efeitos em 3D são espetaculares e o enredo é ótimo. O melhor da série sem dúvida!

    ResponderExcluir